O que é autoconhecimento?
Autoconhecimento é um ato intencional, que nos convida a explorar quem realmente somos, nossas motivações, valores e crenças. É um processo contínuo em direção ao desenvolvimento e ao equilíbrio emocional.
Por que precisamos desenvolver o autoconhecimento?
Porque quando compreendemos nossas sensações e sentimentos agimos com consciência e equilíbrio, dessa forma nos tornamos mais seguros, assertivos e criativos. É através do autoconhecimento que conseguimos nos enxergar e a aceitar a nós mesmos, identificando nossas virtudes e nossos pontos de melhoria, e assim, nos permitindo aprender coisas novas.
Quais os benefícios de se autoconhecer?
Ao nos conhecermos melhor, podemos tomar decisões mais identificadas com o que acreditamos e valorizamos, encontrando assim maior satisfação em nossas vidas. Somos seres únicos, com capacidade para nos desenvolvermos plenamente e buscarmos nossa autorrealização.
É de extrema importância, portanto, a percepção que temos de nós mesmos, a percepção do nosso eu. Diferentemente de uma mera Psicologia introspectiva, o humanismo nos leva a uma busca fundamentada ao eu, tendo como referência todas as percepções: de seu organismo, de suas experiências, do modo como as suas percepções se interrelacionam e se relacionam com os objetos e com o seu mundo exterior.
Toda percepção é dotada de significado. Por mais que seja uma percepção singular, isolada, ela se articula na percepção total do eu que a pessoa tem de si mesma.
Vamos nos deparar na clínica com incontáveis demandas: Pessoas que buscam pela compreensão de sua personalidade, a autoaceitação, a resolução de comportamentos que consideram conflituosos, a autoconfiança, e sobretudo, o autoconhecimento. Através da autorreflexão, cada indivíduo vai formulando ou estruturando o seu autoconceito.
Por isso é tão importante essa autopercepção:
O indivíduo se torna capaz de compreender melhor seus sentimentos, tornando suas ações mais conscientes;
Desenvolve a aceitação, a pessoa não vai contra a sua essência para se sentir valorizada pelas outras;
Valoriza suas competências e habilidades, passa a conhecer seus pontos fortes e os que tem para melhorar. Usa as habilidades a seu favor;
Impõe limites para si e para os outros, entende os seus próprios limites, passa a se posicionar em uma relação interpessoal, consequentemente melhora os relacionamentos;
Aumenta a autoconfiança, fortalece a congruência, quando o indivíduo entende quem realmente é, deixa de ser prisioneiro da opinião dos outros;
Melhora a tomada de decisão, proporciona autonomia e segurança para escolhas com tranquilidade, entender quem somos traz maior lucidez;
Fortalece a autoestima, a autoestima eleva a percepção sobre nós e isso afeta diretamente a nossa forma de agir.
O que fazer para ter autoconhecimento?
Para conhecermos a nós mesmos precisamos nos abrir, tornarmo-nos disponíveis. É sair da “zona de conforto”, fazer terapia, buscar conhecer a nossa personalidade, gostos, desgostos, motivações e talentos naturais. Quanto mais nos conhecemos, melhor vivemos.
Como o autoconhecimento nos ajuda a tomar melhores decisões?
O autoconhecimento nos vincula a uma capacidade que temos de sermos livres para decidirmos como agir e como nos relacionar com os outros. Essa liberdade nos dá a oportunidade de moldar e buscar nosso próprio caminho e a entender o que realmente importa para nós. Quando nos conhecemos, agimos com congruência, o que nos leva a tomadas de decisões mais harmônicas e alinhadas com nossos pensamentos e necessidades.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FONSECA, Rafaela. A solidão como uma possibilidade para o autoconhecimento: um olhar na perspectiva humanista-existencial. Monografia (Bacharel em Psicologia) Universidade de Taubaté. 2019. Disponível em:
http://repositorio.unitau.br/jspui/bitstream/20.500.11874/3697/1/FONSECA%2c%2520R.%2520A.%2520G.%2520A%2520solid%25C3%25A3o%2520como%2520uma%2520possibilidade%2520para%2520o%2520autoconhecimento.pdf Acesso em: 19 jul. 2023.
JUNIOR, Carlos; ALMEIDA, Maria. (Re)ver o mundo para ler o espaço: existência e (auto)conhecimento na geografia humanista. GEOgrafia, vol: 23, n. 51, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/14358/29628. Acesso em: 19 jul. 2023.
Data de realização: 27 de julho de 2023, às 17h e 30 de agosto de 2023, às 13h30.
Mediadora: Carina Aparecida Lopes Dos Santos Almeida, Lilian Fernandes Pires, Matheus Salgueiro da Costa, Priscila da Silva Revoredo Antunes, Raphael Siqueira Silva e Yasmin de Oliveira Lima Ferreira.
Supervisora: Emili Pontes CRP 05/49175
Contato: emilipontes@gmail.com - Instagram: @psiemilipontes
Revisado por: Kizie Pontes
Contato: kiziepontes@gmail.com Instagram: @kiziepontes